SEDUC - TO
NTE-PORTO NACIONAL - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO
Professora: Elisângela dos Santos Meneses
Aluno: José batista F. Fernandes
PLANO DE AULA COM MATERIAL DIGITAL.
MODALIDADE/NÍVEL DE ENSINO: ENSINO MÉDIO 1º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA
TEMA: Homem X água
OQUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTA AULA
Que seja capaz de sensibilizar-se para questão do uso racional e sustentável deste, bem precioso do qual todos dependem para sobreviver, que é a água. Compreender que todos nós somos responsáveis pela conservação das nascentes e mananciais e, que se não nos preocuparmos neste momento, a próxima guerra mundial poderá ser pela escassez da água.
DURAÇÃO
01 aula de 50 min.
CONHECIMENTO PRÉVIO TRABALHADO PELO PROFESSOR COM O ALUNO
Conhecimento básico sobre a água e desmatamento, o uso racional e os maiores aqüíferos do planeta.
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA
A - Exposição do tema água, abordando questões rotineiras como usar corretamente evitando o desperdício;
B - Conceituar água potável e água mineral;
C - Utilizar o mapa mundi e, analisar que os 510 000 000 de km2 aproximadamente do globo 73% é composto por água;
D - E que total geral de água, 97.3% é composta por oceanos e mares e, apenas 2,7% é composta por água doce.
E - Solicitar que os alunos observem e façam suas anotações;
F - Orientar os alunos também para que percebam quais as grandes finalidades do homem, quando busca controlar o fluxo da água;
G - Apresentar para os alunos com p uso da internet. Notebook e retroprojetor documentários sobre a água.
RECURSOS
Mapa mundi, pincel, quadro, notebook, datashow e acesso à internet
PROBLEMATIZAÇÃO
O professor fará questionamentos:
A água poderá acabar?
O que acharam da aula;
E o que viram através do datashow:
O que mais chamou sua atenção?
Nós podemos fazer algo para garantir água para as gerações futuras?
RECURSOS COMPLEMENTARES
Vesentini, José William.geografia crítica: 5ª série. Ed. Ática. S.P. 2001.
LUCIA, Marina e Tércio. Geografia série Novo Ensino Médio. Ed. Compacta. 1ª Ed. 2ª impressão. Editora Ática. S. P. 2004.
WWW.maps.google.com.br
HTTP://www.cprm.gov.br
HTTP://www.aguadoce.com.br
HTTP:WWW.cartenews.com.br/blog/planetaagua
HTTP://www.planetaazul.com.br
HTTP://www.planetasustentavel.com.br
Disponibilizar os sites para os alunos.
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua através do desenvolvimento no debate e participação;
Solicitar uma pesquisa com relatório final por grupo, que uma abordagem sobre a água e uma auto-avaliação.
m
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário