quinta-feira, 8 de julho de 2010

Planejando atividade com hipertexto ou internet

ANO LETIVO – 2010
UNIDADE ESCOLAR: ESCOLA ESTADUAL ALCIDES RODRIGUES AIRES
SERIE / ANO 9º ANO
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
PROFESSORA: JOSÉ BATISTA F.FERNANDES
EIXOS NORTEADORES/ SUB – EIXOS
1.1 - Espaço Geográfico/ Meio ambiente, Paisagem e Sociedade.
OBJETIVO GERAL
1.1 - Analisar a organização do espaço mundial, aprofundando reflexão sobre as questões ambientais, políticas, econômicas e os avanços tecnológicos na organização do espaço no mundo globalizado sem fronteiras físicas e sem divisão por fronteiras econômicas, destacando interesses, vantagem e desvantagens.
COMPETENCIAS
1.1 - Compreender a organização e produção do espaço geográfico, identificando os interesses, as potencialidades e os principais fatores de inclusão e exclusão nos fluxos de globalização.
HABILIDADES:


- Identificar as formas de representação do espaço geográfico, valorizando a cartografia como instrumento de informação dos fenômenos presentes no espaço geográfico mundial;
- Reconhecer como o desenvolvimento tecnológico está associado á globalização da economia, favorecendo a aproximação e distanciamento das nações do mundo.
- Perceber o peso da economia da Amazônia no Mercosul;
- Perceber a importância do conhecimento geográfico, nas políticas de conservação e preservação do meio ambiente;
- Perceber que os impactos ambientais locais são resultantes de vários impactos localizados. e principalmente nos paises desenvolvidos;
- Identificar e compreender a dinâmica dos rios voadores da Amazônia;
- Localizar no mapa e navegar nos sites para descobrir experimentar todas as informações sobre a Região Amazônica.


CONTEÚDO: VIAGEM DO CONHECIMENTO:
Amazônia – a verdade sobre a saúde da floresta;
Os rios voadores;
Aquecimento global;

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
1.1 - Leituras individuais e compartilhadas, exposição dialogada; navegação nos links, analise, de fotos, imagens, gráficos, tabelas, mapas, pesquisas, produção de textos, letras de músicas, filmes, cartazes slides, dinâmicas, globo terrestre, seminários etc.
RECURSOS
1 Vídeo, reportagens sites, de jornais, painéis, mapas, revista mundo jovem, national geographic,
laboratório de informática biblioteca, CD, etc.
AVALIAÇÃO
1.1 - Contínua (através das atividades propostas, observações constantes para verificação do grau da aprendizagem de cada aluno e participação ativa na realização das atividades).
1.2 - Trabalhos individuais e coletivos.
1.3 – Avaliações escritas e orais para verificação da aprendizagem etc.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
www. Nationalgeographic.com.br
www.planetasustentável.com.br
www.viagemdoconhecimento.com.br
www.gimundo.combr/meioambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário